Busca-se com a presente proposta intervir, através da perspectiva psicossocial, junto a alunos e professores no sentido do enfrentamento ao preconceito e a discriminação de grupos minoritários. A escola é espaço rico de troca interpessoais, e, por conter grupos sociais distintos em suas características sejam elas físicas ou culturais, também é um espaço que revela relações intergrupais identitárias de ingroup e outgroup.
A escola é, nesse sentido, um microcosmo da sociedade em geral, se tornando um excelente espaço de sensibilização para questões importantes nas relações sociais.
O objetivo do presente curso é propor atividades que consigam atingir a comunidade escolar no sentido de sensibilização e produção de ações dialógicas, de ampla participação, e com isso, de estímulo a autonomia e transformação social.
As ações propostas são: Etapa virtual- Curso de extensão de 30 horas voltado para professores e estudantes de licenciatura sobre Psicologia social, preconceito e intervenção na escola.
Público Interno: estudantes de graduação e pós graduação e estudantes das licenciaturas da UFRRJ
Público Externo: professores de ensino básico